top of page

Comunicação Interpessoal: A Arte de Conectar e Compreender (sem conflito)

A comunicação interpessoal é muito mais do que simplesmente falar palavras de um indivíduo para outro. É um tipo de grude ou cola que une relacionamentos, equipes e sociedades. Quando dominada, ela pode resolver conflitos, fortalecer laços e criar um ambiente de confiança e compreensão mútuas.

Um dos aspectos mais importantes da comunicação interpessoal é a habilidade de resolver conflitos de forma construtiva. Em qualquer relacionamento, sejam eles pessoais ou profissionais, os conflitos são inevitáveis e servem para o nosso crescimento. É a maneira como lidamos com esses conflitos que define a qualidade de nossas relações. Ao invés de evitar o atrito ou fazer de conta que não se importou, é essencial abordar o assunto, com empatia e abertura para ouvir o ponto de vista do outro.

A solução de conflitos de forma educada e tolerante não só fortalece os laços interpessoais, mas também promove um ambiente mais saudável e produtivo. Quem nunca ficou aborrecido com um amigo ou colega de trabalho por conta de conflitos que poderiam ser evitados se todos conversassem abertamente?

Além disso, a construção de relacionamentos sólidos é outro ponto da comunicação interpessoal eficaz. Isso envolve não apenas expressar nossos sentimentos e necessidades, mas também estar realmente interessado nos outros e em suas experiências. Demonstrar empatia, gratidão e apoio mútuo é fundamental para cultivar amizades autênticas e duradouras. Resumindo. É preciso saber ouvir.

Um componente chave da comunicação interpessoal é a escuta ativa. Às vezes, estamos focados em expressar nossas próprias opiniões e pontos de vista que negligenciamos o que os outros têm a dizer. A escuta ativa envolve não apenas ouvir as palavras do outro, mas também compreender suas emoções e mostrar interesse (mesmo) em entender o ponto de vista do outro. Ao fazer isso, não só demonstramos respeito, mas também valorizamos nossa compreensão com outras pessoas.

A comunicação interpessoal é um exercício que está em todos os aspectos de nossas vidas, seja no grupo religioso, político, corporativo ou no encontro com amigos.

Ando pensando muito em Comunicação Assertiva. Lembro do modo bipartido que entramos nos últimos anos em relação a opinião sobre os candidatos à presidência. Foram cruéis a falta de empatia e comunicação. Eu também cometi erros por não querer ou saber escutar. Foi a partir daí que comecei a entender que a verbalização ideal depende da escuta ideal.

Pode parecer fácil, mas tente usar a comunicação interpessoal em sua rotina. Durante a parte da manhã você até consegue, mas à medida que o dia vai acontecendo você vai esquecendo da educação e não ouve mais nada. Não é fácil estar no meio do furacão antes do almoço discutindo com o chefe sobre o subordinado que prometeu e não entregou o relatório. Tudo é treinamento. Investir na capacidade de entender e ouvir é plantar o bem estar onde quer que você esteja.



Dois jovens conversando na beira de um lago

Tente.

39 visualizações0 comentário

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page