top of page

Perdemos Anselmo Verissimo, o aluno que estava mais para professor!

O rádio carioca perdeu Anselmo Verissimo, um profissional extraordinário que amava o que fazia. Quando decidiu estudar na Escola de Rádio, já chegando aos 50 anos de idade, Anselmo era um profissional bem sucedido com uma longa carreira na área financeira da Vale. Mas o grande sonho dele era trabalhar no rádio, veículo de comunicação que o acompanhava desde sempre. Amante de futebol e torcedor do Botafogo, foi através da caixinha mágica que Anselmo Verissimo conectava-se com o mundo da bola.

Depois fazer cursos voltados para a cobertura esportiva, Anselmo foi convidado, em 2010, para participar da primeira turma de Locução Profissionalizante da Escola de Rádio. O casal Ruy e Cris Jobim selecionaram os melhores alunos dos anos anteriores para participarem dessa turma, que seria o cartão de visitas da fase do ensino profissionalizante da ER. Tive a honra de estar entre os ex-alunos convocados. Foi neste momento, que conheci o Anselmo. Em comum, só tínhamos o amor pelo rádio e o sonho de um dia trabalharmos no veículo. Isso foi o suficiente para que ficássemos amigos. No ano seguinte, assim que recebemos o registro profissional, começamos a estagiar na web rádio da Escola de Rádio. Ele participava do Revista Esportiva, programa apresentado e produzido pelos colegas de turma do profissionalizante que eram fãs de futebol. Enquanto isso, eu e a jornalista Suzane de Oliveira, que também era colega de turma, idealizávamos o Por Trás do Microfone, um programa de entrevistas com radialistas. Porém, logo nas primeiras edições, eu e a Suzane nos desentendemos e encerramos a parceria algumas horas antes de uma edição que seria transmitida ao vivo. Não tive dúvida em na hora de convidar alguém para dividir a apresentação comigo: Anselmo Verissimo. Foi a combinação perfeita. Eu sou muito agitado, passional e barulhento. O Anselmo era extremamente elegante, racional e comedido. Durante meses, entrevistamos alguns dos maiores nomes do rádio brasileiro como Aureo Ameno e Fernando Mansur. Como eu estava na fase final da faculdade de jornalismo e já estava estagiando de segunda a sexta, na Rádio Roquette Pinto, não tinha mais tempo para fazer a pré-produção do programa, que era apresentado no fim da tarde de sábado. O Por Trás do Microfone chegou ao fim em novembro de 2011. Algumas edições estão disponíveis na íntegra no YouTube. Também fazia parte da equipe do Por Trás do Microfone a minha melhor amiga, a jornalista e agora veterinária Izis Domingues, que fazia a coordenação de estúdio.



Em 2013, ingressei como estagiário na Rádio Globo, que era o meu grande sonho. Na primeira vez que coordenei estúdio de uma edição de domingo do Panorama Esportivo, convidei o Anselmo Veríssimo para dar a opinião dele como ouvinte sobre um jogo do Botafogo. A resenha dele com o Zeca Marques foi incrível! O próprio Zeca depois me parabenizou por ter escolhido um ouvinte que era tão bom nos comentários. Ele ficou oito minutos no ar falando sobre o jogo. Até a data de hoje, guardava esse segredo sobre a escolha do ouvinte. O Anselmo ficou muito feliz e agradecido com a oportunidade e eu respondi que não era mais do que a minha obrigação como amigo.

Depois disso, fomos perdendo contato com o tempo. Eu continuei na Rádio Globo por mais alguns anos e ele fazendo comentários em sites e web rádios. Mas em 2021, vi uma postagem da Rádio Roquette Pinto no Facebook que divulgava a equipe que participaria de uma transmissão esportiva e a nome dele estava publicação. Fiquei muito feliz e fiz questão de procurá-lo nas redes sociais para dar parabéns pelo sonho realizado! De lá pra cá, trocamos poucas mensagens, sempre na promessa de nos reencontrarmos para colocarmos o papo em dia. Infelizmente, o coração do Anselmo resolveu parar antes, após um infarto fulminante. Como o Anselmo era um cara o bondoso e espiritualizado, tenho certeza que ele já está na Rádio do Céu ao lado dos grandes radialistas que nos deixaram!

Obrigado, Anselmo!

Renato Cantharino

Radialista e jornalista


Fotos: Izis Domingues



167 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page