top of page

O que você precisa saber sobre o FM estendido

Você conhece o FM estendido? Essa novidade vai chegar ao dial das rádios brasileiras e vai trazer mais qualidade de som, alcance e diversidade para os ouvintes. Mas o que é o FM estendido e como ele funciona?

O que é o FM estendido?

O FM estendido é o nome popular de uma faixa de rádio que vai de 76,1 MHz a 87,5 MHz. Ela vem antes da faixa convencional de FM, que vai de 87,7 MHz a 107,9 MHz. Essa faixa vai abrigar as rádios que migraram do AM para o FM. O governo federal autorizou esse processo em 2013, para modernizar o setor e garantir a sobrevivência das emissoras que sofriam no AM.

Por que o FM estendido foi criado?

O FM estendido foi criado porque a faixa convencional de FM não tinha espaço suficiente para todas as rádios que queriam migrar do AM para o FM. Isso acontecia principalmente nas grandes cidades, onde há muitas emissoras e muita demanda por sinal. Assim, o governo federal decidiu abrir uma nova faixa de FM, usando os canais 5 e 6 da TV analógica, que ficaram vazios com a digitalização da TV.

Quais são as vantagens do FM estendido?

O FM estendido traz várias vantagens para as rádios e para os ouvintes. Para as rádios, significa uma oportunidade de renovação e crescimento. Elas podem oferecer uma programação com mais qualidade de som, sem interferências e ruídos, e alcançar um público maior e mais diversificado. Para os ouvintes, significa mais opções de conteúdo, informação, entretenimento e música, com uma sintonia mais fácil e agradável.

Como ouvir o FM estendido?

Para ouvir o FM estendido, você precisa ter um aparelho receptor compatível com essa faixa. Ainda não são muitos os aparelhos que têm essa capacidade no mercado, mas alguns celulares e aparelhos de som automotivos já têm essa função. A expectativa é que, aos poucos, todos os aparelhos se adaptem ao novo padrão.

Quais são as rádios que operam no FM estendido?

Ainda não há muitas rádios operando no FM estendido no país, mas esse número deve aumentar nos próximos anos. Segundo dados do Ministério das Comunicações, dos mais de 1.600 pedidos de migração do AM para o FM, cerca de 850 já foram atendidos na faixa convencional de FM e cerca de 400 devem ir para a faixa estendida de FM. As demais emissoras ainda estão esperando a liberação do canal ou a conclusão do processo.

Algumas das rádios que já estão operando ou que devem operar em breve no FM estendido são: Rádio Nacional (Rio de Janeiro), Rádio MEC (Rio de Janeiro), Rádio Manchete (Rio de Janeiro), Rádio Bandeirantes (São Paulo), Rádio Capital (São Paulo), Rádio Jovem Pan News (São Paulo), Rádio Itatiaia (Belo Horizonte), Rádio Inconfidência (Belo Horizonte), Rádio Clube (Recife), Rádio Jornal (Recife), entre outras.

Se você tem interesse em aprender mais sobre locução, confira o curso de locução com registro. Você vai aprender a trabalhar em qualquer área em rádio e TV, como locução publicitária, narração de documentários, podcast, produção e edição de áudio. O curso é presencial e ou online (híbrido), com aulas teóricas e práticas, e garante o registro profissional. Aproveite!

 
202 visualizações1 comentário

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
09 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

O artigo foi esclarecedor.

Curtir
bottom of page