top of page

Mulheres pioneiras do rádio - Elas abriram caminho para a voz feminina!

Feliz Dia Internacional da Mulher! Hoje, celebramos as vozes que ecoaram através do tempo, as pioneiras que conquistaram espaço no rádio e abriram caminho para todas nós.

Em um mundo dominado por vozes masculinas, elas desafiaram estereótipos e conquistaram seu lugar.

Maria Beatriz Roquette-Pinto: A primeira radialista brasileira, filha de Edgard Roquette-Pinto, um dos pioneiros do rádio. Sua voz singular se destacava em meio aos homens, inspirando outras mulheres a seguirem seus sonhos.

Zenaide Andrea e Natália Peres: Em São Paulo, Zenaide Andrea foi a primeira locutora da Rádio Record, enquanto Natália Peres, sob o pseudônimo de Elizabeth Darcy, conquistou fama e deu origem a uma família de talentos: o narrador Sylvio Luiz e a atriz Verinha Darcy.

A luta por uma programação mais elaborada:

Com o passar dos anos, a demanda por uma programação mais rica crescia. As mulheres se destacaram como produtoras e apresentadoras, criando programas inovadores e conquistando o público feminino.

A Rádio Cruzeiro do Sul promoveu um concurso em 1932: Em busca de uma voz para o programa "Hora das Donas de Casa", Maria de Lourdes Souza Andrade se tornou a vencedora e a terceira mulher locutora em São Paulo.

Programas que marcaram época:

  • "Hora do Lar": Comandado por Aspásia na Rádio Guanabara, oferecia dicas de culinária, música e beleza, recebendo em média 250 cartas por mês!

  • "A Voz da Beleza": Apresentado por Léa Silva na Rádio Clube do Rio de Janeiro, era um programa diário com dicas de moda, comportamento e música, considerado o melhor do gênero pela revista "O Malho".

  • "De Mulher Para Mulher": Comandado por Irma Gama na Rádio Transmissora, promovia a troca de conhecimentos e experiências entre as mulheres, oferecendo orientação e apoio.

Elas abriram as portas para as futuras gerações:

As pioneiras do rádio nos ensinaram que a força da voz feminina pode conquistar qualquer espaço. Sua luta e legado inspiram todas as mulheres que desejam se comunicar, informar e entreter através do rádio.


Neste Dia Internacional da Mulher, celebremos as vozes do Rádio e todas as vozes femininas que transformam o mundo!



Para saber mais:

  • Livro: "De Passagem Pelos Nossos Estúdios: A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo (1923-1943)" - Tereza Cristina Tesser

Fonte: A mulher radialista nos primeiros 20 anos e história das mulheres pioneiras em um rádio também pioneiro



por Roberto Salvador

16 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page