Por que uma novela de faroeste durou 14 anos sem nunca ter um cavalo de verdade no estúdio?

Jerônimo, o Herói do Sertão ficou 14 anos no ar na Rádio Nacional. O galope que o Brasil inteiro ouvia saía de um sonoplasta batendo casca de coco na mesa, ao vivo, sem segunda tomada. Bastidor do departamento de efeitos sonoros que sustentou a radionovela.
Jerônimo, o Herói do Sertão ficou catorze anos no ar, mais de três mil capítulos, sem que um único cavalo de verdade jamais tivesse pisado no estúdio da Rádio Nacional. Criada em 1953 por Moysés Weltman, a radionovela de faroeste sertanejo ia ao ar diariamente às 18h35, e o galope que o Brasil inteiro ouvia saía de um sonoplasta batendo duas metades de casca de coco contra uma superfície de madeira, num ritmo preciso, ao vivo, sem chance de refazer se saísse errado.
O ator Milton Rangel deu voz a Jerônimo até morrer de infarto, substituído depois por Domício Costa; Dulce Martins era Aninha, a noiva; José de Arimateia dava vida ao vilão Caveira.
Uma sala de efeitos especiais sem nenhum efeito digital
A Rádio Nacional mantinha, desde 1941, um departamento de efeitos sonoros criado pelo diretor artístico Victor Costa, com um acervo de quase cinco mil discos de música e som pra apoiar cada cena. As técnicas eram inteiramente físicas: casca de coco pro galope, papel celofane amassado pro crepitar do fogo, descarga de vaso sanitário pro som de vazamento num submarino, comprimido efervescente dissolvendo em água pro ataque de formigas.
Quem produzia esse universo sonoro era o contra-regra, profissional que trabalhava em coordenação fina com os atores, ouvindo o roteiro, antecipando a deixa, entrando no tempo certo. Era teatro pros ouvidos, ao vivo: a deixa vinha do ator e o som tinha que entrar no segundo certo, sem segunda tomada.
Do rádio pro disco, pro gibi, pra tela
A abertura musical, composta por Lourival Faissal e Getúlio Macedo, foi gravada por Emilinha Borba e lançada em disco pela gravadora Columbia. A história virou quadrinhos pela Rio Gráfica Editora em 1957, com o próprio Weltman roteirizando, depois ganhou nova série pela Bloch Editores. Chegou ao cinema em 1972 e voltou como novela de televisão, primeiro na TV Tupi naquele mesmo ano, depois no SBT em 1984.
Nenhum efeito especial de hoje substitui o que aquele contra-regra fazia sozinho: decidir, na hora certa, com que força bater a casca de coco contra a mesa pra fazer quem estava do outro lado do rádio jurar que ouvia um cavalo correndo pelo sertão.
Posts relacionados

A novela que parou o Brasil sem mostrar uma única imagem
Em 1951, “O Direito de Nascer” marcou 73% de audiência e fez o Rio parar, sem tela, sem rosto, só voz, som e imaginação. A história da radionovela que provou um poder que segue valendo na era do podcast: quem domina a voz, prende qualquer um.

Morre Gracindo Júnior, aos 83 anos: a trajetória que começou no microfone da Rádio Nacional
O ator e diretor Gracindo Júnior morreu aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Filho do lendário Paulo Gracindo, ele começou a carreira aos 15 anos na Rádio Nacional, o coração da época de ouro do rádio brasileiro, antes de brilhar na TV, no teatro e no cinema por mais de cinco décadas. Relembramos sua trajetória e o legado que atravessa gerações e mídias.

7º Simpósio Nacional do Rádio: evento gratuito no Rio de Janeiro celebra 90 anos da Rádio Nacional
O 7º Simpósio Nacional do Rádio acontece de 20 a 22 de maio no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. As inscrições encerram dia 15 de maio. Saiba como participar.