FENAJ repudia falhas na transmissão e destaca importância do Jornalismo na cobertura do Carnaval

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudia as falhas na transmissão do Carnaval 2024 pela Rede Globo. Erros técnicos, entrevistadores despreparados e desinformados, além da falta de detalhes técnicos e históricos sobre as escolas de samba geraram críticas nas redes sociais e comprometeram a experiência do público.

Em nota, a FENAJ destaca a importância do Jornalismo profissional na cobertura do Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil. O trabalho dos jornalistas vai além da mera narração dos desfiles, pois oferece contexto histórico, social e cultural, aprofundando a compreensão do público sobre o evento.

A FENAJ defende que o Carnaval deve ser tratado com a seriedade que merece, tanto pela sua relevância cultural quanto pelo impacto econômico que gera. O jornalismo profissional é fundamental para garantir uma cobertura completa, informativa e de qualidade para o público.

A Federação também critica a decisão da Rede Globo de convidar influenciadores digitais para a cobertura do evento. A presença de pessoas sem experiência em jornalismo comprometeu a qualidade da transmissão e desvalorizou o trabalho dos profissionais da área.

A FENAJ espera que a Rede Globo aprenda com os erros cometidos neste ano e que, no próximo Carnaval, ofereça ao público uma cobertura jornalística de qualidade, à altura da importância da festa.