O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.
Segundo o texto da lei: “São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.
A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.
O profissional de Publicidade e Propaganda é quem planeja, cria, avalia e coordena campanhas publicitárias para diferentes mídias, bem como TV, internet, rádio etc. Ele atua dentro de empresas, agências de publicidade, empresas prestadoras de serviço, organizações não governamentais e setor público criando estratégias de comunicação.
Parabéns!
Sugestão de leitura QUAIS COMPETENCIAS O PUBLICITÁRIO DO FUTURO DEVERÁ TER
Fonte: Rockcontent
Comments