top of page

Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol

  1.  A Inglaterra tem a fama de ter inventado o jogo, porém, apenas criou as regras. Os pioneiros na verdade foram os chineses e japoneses, que já batiam os pés na bola há pelo menos 2 mil anos.



 O responsável pela chegada do futebol no Brasil foi Charles Miller, um estudante paulista que retornava da Inglaterra, em 1894, trazendo na bagagem uma bola, uniformes e um livro com as regras. No começo, apenas a elite praticava o esporte. Existia uma relutância em deixar que o futebol se popularizasse. Porém, as barreiras não foram suficientes para impedir a democratização.


Dois nomes são indispensáveis quando o assunto é a criação da Copa do Mundo. O primeiro é o do Carl Anton Wilhelm Hirschmann, um holandês que ocupou a posição de segundo secretário-geral da Federação por anos e já pensava em propor um evento que reunisse seleções de diversos países. Ainda que não tenha conseguido tirar do papel, abriu caminhos para o próximo presidente da federação e deixou o seu nome na história. O segundo nome é o do francês Jules Rimet. Ele percebeu que havia espaço para a realização do campeonato entre seleções em virtude da popularização do futebol e das edições dos Jogos Olímpicos (1924 a 1928). Então, após ter assumido o comando da FIFA, em 1921, deu forma ao projeto e foi o responsável pela organização da primeira Copa.


A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, Já na primeira edição, realizada no Uruguai, a Copa do Mundo mobilizou multidões de torcedores dentro dos estádios. Na final, havia 93 mil pessoas no Estádio Centenário. O Brasil, apesar de já ser considerado um país expoente no futebol, não teve um super desempenho, sendo eliminado na primeira fasee conquistando apenas a 6ª colocação na classificação geral.

  1.  Em 1938, com a primeira transmissão da Copa  ao vivo pelo rádio, as aglomerações se intensificaram. O brasileiro acompanhou cada passo da seleção em tempo real. Verdadeiras multidões se concentravam nas ruas, nas praças e nos estádios de futebol para escutarem os passes e gols, que eram amplificados por alto-falantes. Até então, apenas os jornais impressos faziam as coberturas dos mundiais no Brasil.

  2.  A primeira transmissão na TV em cores aconteceu em 1970. A Copa desse ano foi o primeiro evento a ser transmitido ao vivo e em cores pela televisão brasileira. A notícia provocou uma corrida às lojas de eletrodomésticos, que venderam milhares de aparelhos nos meses que antecederam a ocasião.

  3. Com Pelé na posição de atacante, o Brasil venceu as suas primeiras três Copas do Mundo da FIFA: em 1958, 1962 e 1970. Pelé se tornou, além de protagonista do esporte, o jogador que mais venceu jogos na competição e o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

  4. As duas seleções que mais vezes chegaram à final de uma Copa do Mundo são Alemanha e Brasil.

  5. Os alemães participaram 8x da final e ganharam em quatro delas: 1954, 1974, 1990 e 2014 e foram derrotados em 1966, 1982, 1986 e 2002. Já o Brasil esteve em 7 finais, vencendo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, e sendo derrotado em 1950 e 1998.

  6. Desde a primeira edição da Copa do Mundo, o salto de equipes pulou de 13 para 32 equipes. E a previsão é que esse número aumente para a Copa do Mundo de 2026 com 48 seleções. Para compor os grupos, mais de 200 seleções disputam as eliminatórias em todos os continentes, que são organizadas e divididas pelas seis confederações de futebol que representam todos continentes.



O Brasil lidera o ranking como o maior vencedor da históriadas Copas do Mundo, com cinco títulos, seguido por Alemanha e Itália, com quatro. A seleção brasileira levantou a taça nas seguintes Copas:


  1. Suécia (1958)

  2. Chile (1962)

  3. México (1970)

  4. Estados Unidos (1994)

  5. Coreia do Sul e Japão (2002)

E que nesse ano venha mais um! 

Fonte: Meio & Mensagem e Band Sport

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page