Comunicação e Marketing - As novidades da tecnologia

A correria para responder uma mensagem de whatsApp, o texto curto para ser rapidamente consumido, uma passagem rápida pelas notícias e as novidades da rede social. Tudo efêmero, mas o que isso significa? Fui pesquisar e achei isso:

"Efêmero" é um termo que descreve algo que é passageiro, temporário ou de curta duração. Na comunicação e nas mídias sociais, o conteúdo efêmero refere-se a mensagens, imagens ou vídeos que só estão disponíveis por um período limitado de tempo, geralmente algumas horas ou dias.

Estamos na era da ansiedade.

Vejamos as mais recentes novidades que comento com os alunos da Escola de Rádio:

Inteligência Artificial (IA) e Chatbots: A IA está sendo cada vez mais utilizada em comunicação, especialmente através de chatbots para atendimento ao cliente, automação de tarefas repetitivas e personalização de experiências para os consumidores. Essa tecnologia está revolucionando a forma como as empresas interagem com seu público.

Vídeo ao Vivo: Plataformas como Facebook Live, Instagram Stories e TikTok estão impulsionando a popularidade do vídeo ao vivo e do conteúdo rápido de ser consumido. As marcas estão aproveitando essas ferramentas para se conectar de forma autêntica com seu público e contar histórias de maneira mais pessoal.

Marketing de Influenciadores: O marketing de influenciadores continua a ser uma tendência poderosa, com marcas colaborando com criadores de conteúdo para promover seus produtos e serviços. A autenticidade e a relevância são fundamentais nesse tipo de estratégia. A marca fala diretamente com seu consumidor

Personalização em Massa e Algoritimos: Com o avanço da tecnologia de análise de dados, as marcas estão cada vez mais personalizando suas mensagens e ofertas para atender às necessidades individuais dos consumidores. Isso inclui desde recomendações de produtos até comunicações de marketing direcionadas.

Mídia Social como Canal de Compras: As plataformas de mídia social estão se tornando cada vez mais integradas ao processo de compra, com recursos de compras diretas sendo implementados em sites como Instagram, Pinterest e Facebook. Isso oferece às marcas novas oportunidades para alcançar clientes.

Conteúdo Interativo: O conteúdo interativo, como enquetes, quizzes e experiências imersivas, está se tornando mais popular, pois envolve os usuários de maneira bem pessoal. Essa abordagem permite que as marcas criem conexões mais profundas com seu público.

Podcasts: Os podcasts continuam a crescer em popularidade como uma forma de comunicação acessível. As marcas estão investindo em podcasts próprios para construir credibilidade em seus setores e se conectar com os ouvintes de maneira mais íntima.

Realidade Aumentada e Virtual: A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) estão sendo exploradas como ferramentas de comunicação inovadoras. Desde experiências de compra virtuais até tours imersivos de produtos, essas tecnologias estão mudando a forma como as marcas se envolvem com os consumidores.

Os tópicos acima refletem a constante evolução do cenário da comunicação desde a chegada do rádio, impulsionada pelo avanço tecnológico e pelas mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores que se transformar e querem consumir aquilo que acreditam. Uma marca precisa se adaptar a essas tendências para manter o sucesso na comunicação moderna. Quem resistir às mudanças vai fechar a porta em breve.

Por Ruy Jobim