top of page

Anatel diz que 72% dos aparelhos celulares vendidos no país têm chip FM ativado

O Brasil conta com um grande contingente de aparelhos celulares com o chip FM ativo de fábrica, ou seja, são dispositivos que têm a plena capacidade de captar rádio FM e oferecem esse tipo de serviço como algo padrão de suas funções. Segundo um levantamento da Anatel, são 72% dos aparelhos comercializados no país que dispõe dessa funcionalidade para o usuário, cenário consideravelmente favorável ao rádio brasileiro na comparação com o que é observado em outros países. Os dados foram repercutidos na semana passada por associações do setor, que consideram o resultado “uma conquista da radiodifusão”.

Em 2021, a Anatel publicou o Ato nº 10.003/2021, que regulamentou a ativação do chip FM nos aparelhos celulares fabricados e comercializados no Brasil. E o trabalho de ampliação da oferta de receptores nesses dispositivos foi facilitada pelo fato da ampla maioria dos aparelhos presentes no mercado brasileiro serem do sistema operacional Android, que não tem como premissa impedir a ativação do chip, diferente com o que ocorre com a Apple (iPhone, que tem uma parcela maior de mercado nos EUA e na Europa).

Outro detalhe relevante é que o rádio é acessível além do FM: ou seja, esse universo de 72% dos aparelhos com chip FM ativo é o principal campo que o rádio explora, afinal o uso de radiofrequência para transmissão de seu conteúdo é de longe o carro-chefe das emissoras em todo o planeta. Mas o streaming de áudio, crescente em uso, é outro complemento importante e está tanto no universo de aparelhos no modelo smartphones com o Chip FM ativado como aqueles que não dispõe do serviço.

Segundo os fabricantes de celulares, atualmente existem, no Brasil, 189 modelos com a função do Chip FM habilitada, o que corresponde a cerca de 72% dos 264 aparelhos homologados desde 16 de novembro de 2011. Pela facilidade de atualização dos sistemas, o celular com FM ativado também tem sido um aliado na popularização da faixa eFM (FM estendida, usada hoje nos grandes centros para as AMs que migraram para o FM, em trabalho iniciado em 2021).

A ABERT dispõe de um hotsite que mostra a lista de aparelhos celulares que oferecem o FM ativo em seus dispositivos. Acesse: https://www.abert.org.br/web/celulares.

Fonte: Tudo Rádio

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page