O fato: No dia 30 de outubro de 1938, algo extraordinário aconteceu nos Estados Unidos. Nessa época, o rádio era a principal fonte de entretenimento e informação, o programa de rádio na rádio CBS decidiu aproveitar a véspera do Halloween para pregar uma pegadinha assustadora. O resultado foi uma transmissão que causou um verdadeiro caos e mudou a forma como as pessoas encaravam o rádio.
A Transmissão: Naquela noite fatídica, os americanos, já no meio à Grande Depressão, estavam sedentários por uma distração da realidade que os cercava. Orson Wells, ciente disso, decidiu levar a brincadeira a um nível completamente novo. A transmissão começou com música e aos poucos repórteres entravam, relatando uma série de eventos estranhos e perturbadores em uma cidade próxima a Nova York.
O pânico se instala: Os ouvintes ficaram ouvindo relatos de um meteoro que havia caído e dos alienígenas que saiam dele, prontos para exterminar a raça humana. A transmissão foi tão convincente que os efeitos sonoros de explosões e pessoas gritando fizeram com que muitos acreditaram que estavam realmente testemunhando o fim do mundo.
O caos se espalhou: A situação rapidamente saiu do controle. Pessoas entraram em pânico, apavoradas e sem saber como reagir. A CBS, percebendo a gravidade da situação, entrou no ar 42 minutos depois para esclarecer que tudo não passou de uma peça de rádio, uma adaptação do livro “A Guerra dos Mundos”. Porém, o estrago já estava feito.
Consequências e legado: Orson Welles, o ator que apresentou a peça, foi preso e teve que se explicar pelas consequências desastrosas da transmissão. No entanto, essa experiência não o impediu de se tornar um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. No dia seguinte à pegadinha, o programa recebeu o maior patrocínio, marcando o início da era da comunicação de massa.
Hoje às 12h no canal do Youtube da ER você vai assistir essa história contada por Ruy Jobim. Inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/@EscoladeRadiotveweb
Comments