top of page

Você sabia que hoje é comemorado o dia do telefone?

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922).

Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876.

Origem e história do telefone

A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes.

Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez. Tendo bons conhecimentos de música, Graham Bell percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio de uma só vez na concepção de “telégrafo múltiplo”.

Este não era um conceito novo. Outros tentaram, mas foi o norte-americano quem conseguiu esse progresso e utilizou a eletricidade para conduzir a voz humana.

As experiências foram apoiadas por um auxiliar, Thomas Watson, o primeiro a ouvir uma voz humana pelo dispositivo denominado telefone em junho de 1875.

As pesquisas posteriores tinham como objetivo o desenvolvimento de uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzi-lo novamente no outro lado.

O sucesso foi marcado em 10 de março de 1876. As primeiras palavras transmitidas por Graham Bell foram: “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor“, após um acidente no laboratório.

No ano seguinte, Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell que tornou-se posteriormente a American Telephone & Telegraph, a maior companhia telefônica do mundo.

Evolução do telefone

Desde a época em que foi criado (fim do século XIX) até os dias atuais o telefone tem se atualizado.

Em 1876, o aparelho tinha sido desenvolvido de modo básico – ou se ouvia ou se falava, nunca ambos. Além do mais, ele tinha uma caixa de madeira, que operava como uma bateria.

Após aproximadamente duas décadas da invenção, o padre Landell de Moura inovava com a primeira transmissão de voz em telefonia sem fio. Portanto, em 1889 ele começava a história do rádio.

História do telefone no Brasil

O aparelho veio para o Brasil em 1877, pouco tempo após a exposição na Filadélfia.

primeiro telefone do Brasil teve fabricação nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, para o imperador D. Pedro II, sendo depositado no Palácio Imperial de São Cristóvão. No local, atualmente localiza-se o Museu Nacional, do Rio de Janeiro.

Dois anos após, o município já possuía cinco estações com mil assinantes. Também, no ano foi criada a primeira linha interurbana, conectando as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis.

Em pensar em como estamos hoje!!!

Fonte: História e Educação / Toda Matéria

2 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page