ER+ Escola de Rádio TV & Web
Voltar pro blogTecnologia e Inovação

Universidades atestam segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas

Urna eletrônica sendo inspecionada em laboratório de universidade

USP, Unicamp e UFPE conduziram inspeção do código-fonte das urnas modelo 2020 e confirmaram unanimemente a segurança do sistema. O relatório foi solicitado pelo Ministério da Defesa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (25) que três universidades entregaram relatórios que atestam a segurança e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação. 

As conclusões foram feitas por especialistas da USP –  Universidade de São Paulo, da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Os estudos foram realizados nos códigos-fonte das urnas modelo 2020, que serão usadas pela primeira vez no pleito de outubro.

A sugestão para testagem dos novos equipamentos foi feita pelo Ministério da Defesa e as Forças Armadas.

Segundo o TSE, as instituições foram “unânimes e categóricas em atestar a segurança do sistema e dos equipamentos que compõem a urna eletrônica.

A íntegra dos relatórios está no site do TSE ou veja abaixo.

Confira a íntegra do Relatório da UFPE sobre o Projeto-Piloto de Inspeção do Código-Fonte da Urna Eletrônica.

Confira a íntegra do Relatório Final da Unicamp para Inspeção do Código-Fonte da Urna Eletrônica.

Confira a íntegra do Relatório de Testes de Segurança UE 2020 – Resumo Executivo.

Fonte:  Agência Brasil

#eleição #urnaeletronica #votação

Compartilhar

Posts relacionados