top of page

Rio: Jardim Botânico inaugura duas novas atrações, uma delas a estufa de planta carnívoras

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro encerra este ano com duas novas atrações para seus visitantes. Nesta quinta-feira, o espaço inaugura o Banco de Chopin, um banco interativo onde os visitantes podem sentar e ouvir gravações de quatro peças do compositor polonês enquanto apreciam a paisagem do jardim. Além disso, será reaberta a Estufa de Plantas Carnívoras após a realização de uma ampla reforma.

Ana Lúcia Santoro, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, explica que a ideia do Banco de Chopin partiu da Embaixada da Polônia, que o ofereceu em homenagem ao Bicentenário da Independência. Para ela, o banco é uma excelente oportunidade para o acervo do Jardim e para os visitantes.

“Nós entendemos que é uma oportunidade sensacional também para agregar ao acervo do Jardim e enriquecer a experiência de visitação de quem está no Jardim e que tem acesso a uma gama enorme de conhecimento, não só ambiental, mas também histórico e cultural”.

Quem passar pelo local também poderá visitar a Estufa de Plantas Carnívoras, reinaugurada depois de uma reforma, que incluiu a recuperação da estrutura em ferro e do piso, novos vidros e novo sistema de irrigação, entre outras melhorias. Ana Lúcia Santoro explica que a iniciativa faz parte de um trabalho de reativação de todas as estufas das coleções temáticas do Jardim Botânico e que, no caso das Carnívoras, gerou toda uma recomposição da coleção.

“No caso particular das plantas carnívoras toda uma recomposição desta coleção precisou ser feita, especialmente depois do período de pandemia, quando muitas destas plantas, que são muito sensíveis, se perderam. Então houve toda uma recomposição da coleção e também uma reforma de toda a estrutura da estufa, para esse que é um dos principais pontos procurados pelo visitante do Jardim, que exerce tanto fascínio”.

O Jardim Botânico fica fechado para visitação no dia 1º da janeiro. Nos demais dias, pode ser visitado de 8h às 17h, exceto em 31 de dezembro, em que o funcionamento é apenas até às 14h.

Fonte: Rádio Agência

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page