top of page

O Dia dos Namorados 12 de junho: Uma Celebração Brasileira

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em uma data diferente da maioria dos países. Enquanto grande parte do mundo celebra o Valentine's Day em 14 de fevereiro, por aqui, os casais trocam presentes e declarações de amor no dia 12 de junho.

Mas por que essa diferença?

A comemoração do Dia dos Namorados no Brasil foi estabelecida em 1948 por João Doria, publicitário e pai do empresário João Doria Jr. Ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para criar uma data que impulsionasse as vendas de junho, um mês tradicionalmente fraco para o comércio. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria escolheu o dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

A primeira campanha publicitária para promover a nova data teve slogans marcantes, como "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga". A iniciativa foi um sucesso e rapidamente ganhou adesão em todo o país.






Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. A celebração envolve troca de presentes, jantares românticos e inúmeras demonstrações de carinho entre os casais.

Enquanto o Valentine's Day celebra São Valentim, um mártir cristão, o Dia dos Namorados no Brasil tem um caráter mais comercial, mas nem por isso menos significativo para os apaixonados.

Então, neste 12 de junho, celebre o amor à moda brasileira, lembrando que, independentemente da data, o importante é demonstrar carinho e afeto por quem se ama.


fonte: BBC

7 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jun 21
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom, ótima matéria

Like
bottom of page