Escola Nacional de Circo completa 40 anos com nova parceria

Com 40 anos de história, a Escola Nacional de Circo formaliza sua parceria com o IFRJ para consolidar o curso técnico. A iniciativa abre caminho para o reconhecimento do circo como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
A Escola Nacional de Circo completou 40 anos. Inaugurada em 1982, no Rio de Janeiro, foi criada pelo circense Luiz Olimecha e pelo produtor cultural Orlando Miranda, e se tornou referência para toda a América Latina na formação circense.
A escola vai fechar parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) para formalizar a continuidade do curso técnico em arte circense, oferecido pela entidade e reconhecido pelo Ministério da Educação desde 2015. A consolidação do calendário de aulas e a adaptação da grade curricular ficam sob a responsabilidade do IFRJ.
A Escola Nacional de Circo deve acompanhar o calendário geral do instituto e fornecer os meios para a realização da grade curricular. O edital nacional convidando interessados para participar da próxima turma será anunciado em breve e contará com cotas para integrantes de famílias circenses. O presidente da Funarte, Tamoio Marcondes, fala sobre a importância dessa colaboração.
Outra iniciativa é o lançamento do edital Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O programa pretende contemplar dez projetos de pesquisa baseada nas famílias circenses. A meta é contribuir para dar visibilidade à produção circense, além de ampliar a difusão e sustentabilidade econômica e social da atividade.
Poderão se inscrever pessoas físicas, residentes no território nacional e que comprovem ter atuado nas áreas relacionadas ao circo e as artes cênicas. As propostas selecionadas receberão, cada uma, R$ 20 mil. O investimento no programa será de R$ 260 mil, incluindo as despesas previstas no edital.
A inscrição é de graça e devem ser feitas de 16 de maio até 18 de julho, no portal da Funarte em www.gov.br/funarte.
Fonte: Agência Brasil
#40anosdocirco #circo #edital
Posts relacionados

O poder do rádio na cultura
Acessível a todos e presente em qualquer lugar, o rádio preserva a diversidade cultural, educa e entretém gerações. Uma mídia que segue conectando pessoas e histórias.

Dia da Consciência Negra
Escolhida em 1971, a data levou 32 anos para ganhar espaço no calendário escolar. A institucionalização foi conquistada pela luta histórica do movimento negro por reconhecimento e políticas públicas.

EUTV é o nova canal brasileiro de TV aberta
A EUTV chega como um novo canal educativo e cultural, oferecendo programação de jornalismo, informação e entretenimento. O projeto alcançará mais de 70 milhões de brasileiros simultaneamente pela TV aberta, TV por assinatura e plataformas digitais.