top of page
Foto do escritorEscola de Rádio

Dia de Doar 2024: Solidariedade em Alta com Documentário no GloboPlay e Podcast Itinerante

Hoje é o grande dia da solidariedade: o Dia de Doar, celebrado em 3 de dezembro. Desde 2013, essa data integra o calendário brasileiro, promovendo a generosidade. Na 11ª edição, monumentos como o Cristo Redentor (RJ) e a estátua do Padre Cícero (CE) serão iluminados, e será lançado no GloboPlay o documentário DOAR, que apresenta histórias de vidas transformadas pela cultura da doação.

Em 2023, a mobilização arrecadou mais de 7 milhões de reais e alcançou 39 milhões de pessoas, demonstrando um aumento significativo em relação aos anos anteriores. A expectativa é que, em 2024, mais pessoas participem e contribuam com suas doações. O valor arrecadado no último ano, por exemplo, foi 22% maior do que na edição anterior.

Segundo o Programa de Dados da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), mais de 1,7 milhão de reais foram doados online. A ação também ganhou destaque nas redes sociais com a hashtag #diadedoar, acumulando mais de 81 mil menções, e na imprensa, com mais de 1 mil matérias relacionadas.

Além disso, o número de campanhas comunitárias cresceu de 30 em 2021 para 92 na última edição. O Dia de Doar lançou a 4ª edição do edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que ofereceu R$ 50 mil para apoiar campanhas e coalizões, selecionando 50 projetos para receber um incentivo financeiro de R$ 1.000 cada para conscientizar populações locais.

“O edital é uma forma de apoiar campanhas e coalizões que promovem uma sociedade mais participativa por meio da doação. Ano passado tivemos 92 campanhas participando do Dia de Doar, mas esperamos que esse número cresça ainda mais este ano, unindo organizações sem fins lucrativos para mostrar a força de sua atuação social”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar.


Ações por todo o Brasil

Para comemorar o Dia de Doar, o Instituto Phi promove a iluminação de monumentos e pontos turísticos em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e o Estádio Maracanã serão iluminados na cor laranja, graças ao apoio do Instituto MOL. Outros monumentos, como a estátua do Grande Buda de Ibiraçu (ES) e a Arena POA (RS), também se juntarão à causa, em parceria com a ACAM Portinari e a Rede Salesiana Brasil.


Podcast Minha História de Doação

Em setembro, foi lançado o podcast itinerante Minha História de Doação, que traz histórias de doação de todas as regiões do Brasil e de uma cidade no Uruguai. Os episódios, que têm entre 30 e 40 minutos, estão disponíveis no Spotify e são apresentados por Carolina Farias. As gravações ocorreram entre julho e setembro de 2024 e incluem entrevistas com gestores de OSCs, gerentes de marketing, doadores e voluntários.


Impacto Crescente

Além do aumento na arrecadação e visibilidade, em 2023, o Dia de Doar se consolidou no calendário do Terceiro Setor e da sociedade civil, com o número de cidades com Projeto de Lei aprovado aumentando de 26 em 2022 para 51 em 2023. A data ganhou o apoio de organizações sem fins lucrativos, artistas, influenciadores e municípios, que se engajaram na causa.


Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte do movimento mundial #GivingTuesday, iniciado em 2012 nos Estados Unidos. No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2013 e, desde 2014, o país faz parte do movimento global. Liderado pela ABCR e apoiado pelo Movimento Bem Maior, o Dia de Doar incentiva a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, mostrando que todos podem participar. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br), você encontra mais informações, dicas e materiais para realizar sua própria ação de doação.


Vamos aproveitar o Dia de Doar para espalhar generosidade e transformar vidas! 🌟💖 Fonte: Observatório3setor.org.br



Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page