top of page

Cultura investirá R$ 12 milhões na Fundação Casa Rui Barbosa

A ministra da Cultura Margareth Menezes anunciou nesta sexta-feira (24) um investimento de R$ 12 milhões na Fundação Casa Rui Barbosa, primeira casa-museu do Brasil. O arquivo Rui Barbosa é constituído de cerca de 60 mil documentos do jurista e político. O anúncio do investimento foi feito durante a posse do novo presidente da Fundação, Alexandre Santini, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

“A retomada do Ministério da Cultura dará novo impulso à Fundação Casa Rui Barbosa, com a recomposição orçamentária de 12 milhões já em 2023. É mais que o dobro dos anos anteriores, aplicados a recursos humanos e materiais”.

A ministra também reforçou que a Casa de Rui Barbosa é uma das mais importantes instituições culturais do país, e que esteve sob forte destruição na gestão anterior, marcada pelo autoritarismo. Ela citou inúmeras denúncias que foram recebidas de servidores quanto à assédios, ameaças e constrangimentos durante este período. Margareth frisou a gravidade dos casos e anunciou a reconstituição do Comitê Interno de Governança da Fundação: “Órgão colegiado previsto no regimento da Casa, como instância de coordenação, participação e assessoramento da gestão da Fundação. Sua reconstituição significa a retomada dos princípios colegiados e a democracia interna da Casa Rui Barbosa”.

Alexandre Santini, novo presidente da instituição, ressaltou alguns projetos a serem implementados na nova gestão, como a realização das obras de construção do Centro Rui Barbosa de Preservações de Bens Culturais.

“Será a nova casa do arquivo-museu da literatura brasileira, que atualmente contém 148 arquivos pessoais, coleções de documentos, objetos museológicos referenciais da cultura brasileira. Esse projeto vai sair do papel. A gente está vivendo uma época de mudanças e uma mudança de época”.

Alexandre Santini foi escolhido pela ministra Margareth Menezes para presidir a Casa. Ele é gestor cultural, especialista em políticas públicas de cultura, pesquisador e escritor. Participaram da posse representantes de diversas instituições políticas e culturais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Associação de Produtores de Teatro (APTR). Durante a cerimônia também foi anunciada a nova diretoria da Casa

Fonte: Agência Brasil.

2 visualizações0 comentário

Komentáře

Hodnoceno 0 z 5 hvězdiček.
Zatím žádné hodnocení

Přidejte hodnocení
bottom of page