top of page

Como o Rádio e a Televisão Espalharam as Maiores Mentiras na Mídia

No dia 1º de abril, famoso Dia da Mentira, vale lembrar como o rádio e a televisão desempenharam papéis importantes na disseminação de algumas das mentiras mais famosas da história. Vamos conferir algumas delas!


Orson Welles em estúdio de rádio com roteiro na mão
Orson Welles A Guerra dos Mundos (1938)

1. A Guerra dos Mundos (1938)

Orson Welles assustou milhares de ouvintes nos Estados Unidos ao dramatizar pelo rádio uma invasão alienígena baseada na obra de H.G. Wells. Muitos realmente acreditaram que a Terra estava sendo invadida.


2. A Reportagem do Spaghetti (1957)

A BBC, em tom de brincadeira, mostrou agricultores suíços colhendo spaghetti diretamente das árvores. A pegadinha enganou diversos espectadores que chegaram a perguntar como plantar suas próprias árvores de macarrão.


3. A Autópsia Alienígena (1995)

Em 1995, uma rede de TV britânica exibiu um suposto vídeo de uma autópsia alienígena que teria sido realizada após o incidente em Roswell (1947). Embora falso, muitos acreditaram ser a prova definitiva da existência de extraterrestres.


4. Pinguins Voadores (2008)

Em 1º de abril de 2008, a BBC apresentou um documentário mostrando pinguins voadores que supostamente migravam para florestas tropicais. Com efeitos especiais convincentes, muitos espectadores caíram na brincadeira.


5. Documentário Sobre Sereias (2013)

O canal Animal Planet transmitiu um falso documentário sobre a existência de sereias. A produção foi tão convincente que muitos espectadores questionaram a veracidade, exigindo explicações do governo dos EUA.


6. Google Nose (2013)

O Google anunciou o "Google Nose", alegando ser um serviço que permitia aos usuários pesquisar e sentir cheiros diretamente pelo computador ou smartphone. Muitos usuários tentaram experimentar o serviço inexistente.

7. O Silicone Smart (2022)

Em 2022, uma clínica suíça anunciou, como pegadinha de 1º de abril, próteses de silicone com tecnologia LED integrada, controladas via aplicativo de celular. A ideia absurda, porém divertida, chamou a atenção de programas de variedades e noticiários europeus (embora tenha se originado de uma campanha digital), mostrando como a mídia tradicional ainda embarca com bom humor nas pegadinhas tecnológicas do Dia da Mentira.


8. Colar de Marilyn Monroe em programa ao vivo (2024)

Durante o programa britânico "Good Morning Britain", a apresentadora Charlotte Hawkins caiu numa pegadinha ao vivo: ao experimentar um colar que supostamente havia pertencido a Marilyn Monroe, a joia se "quebrou". A reação de desespero foi transmitida nacionalmente até revelarem que era uma brincadeira de 1º de abril.

Como evitar ser enganado pela mídia?

Mentiras na mídia: como se proteger

  • Confirme as informações em múltiplas fontes.

  • Seja cético com histórias improváveis ou sensacionalistas.

  • Procure evidências concretas antes de compartilhar.

Você lembra de mais algum caso famoso sobre mentiras na mídia? Deixe seu comentário abaixo!

Mas hoje pode brincar! Feliz Dia da Mentira!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page