Algumas vezes me pergunto como tudo isso aconteceu? Por Ruy Jobim
A comunicação é uma das áreas mais dinâmicas e em constante evolução da sociedade. Ao longo dos anos, vimos mudanças significativas que transformaram a maneira como nos conectamos e interagimos. Este texto aqui no blog da ER tem como objetivo explorar essas mudanças e compreender como elas moldaram o mundo moderno. Pesquisei estes tópicos e tento resumir todo esse processo de mudança. Outro dia eu mandava cartão postal e esperava o tom de discar para falar ao telefone. Agora faço ligação em vídeo para quem eu quiser. De graça.
1. A Era do Rádio
O rádio foi uma das primeiras formas de comunicação de massa (repare que citei "de massa") que permitiu a disseminação de informações e entretenimento em larga escala. Durante as primeiras décadas do século XX, o rádio desempenhou um papel crucial na formação da opinião pública, na disseminação de notícias e na promoção da cultura popular. Era um meio com muita credibilidae.
O rádio permitiu a disseminação quase instantânea de notícias e informações para uma audiência ampla. Isso revolucionou a forma como as pessoas se mantinham informadas sobre eventos locais, nacionais e internacionais. Durante crises e eventos importantes, como guerras e desastres naturais, o rádio foi (e ainda é) fundamental para fornecer atualizações rápidas e coordenar esforços de ajuda.
O rádio foi perfeito na promoção de música e artistas. Programas de rádio e locutores ajudaram a lançar carreiras de muitos músicos e bandas com novos estilos musicais e influenciando as tendências musicais.
A necessidade de criar conteúdo atrativo levou a inovações na produção de áudio. A criatividade nos programas influenciou outras formas de mídia, incluindo a televisão e mais tarde, a mídia digital.
2. A Revolução da Televisão em 1950
A televisão revolucionou a comunicação ao introduzir "o visual", a imagem ao processo de informações. A TV se tornou uma ferramenta para educação, entretenimento e propaganda.
Programas de televisão moldaram o estilo de vida e o comportamento das pessoas (novelas), influenciando moda, linguagem, valores etc. Séries populares e personalidades da TV ditaram tendências e comportamentos que foram amplamente adotados pelo público/audiência. Quem nunca comprou um sapato ou vestido que aparecia na TV?
A TV revolucionou a publicidade e o marketing, criando a plataforma ideal para alcançar um grande público. Comerciais de TV se tornaram poderosos para promover produtos e serviços.
A sala de estar, com a televisão como ponto central, tornou-se um local de convivência e interação familiar. Mas, a TV também isolou a familía, diminuindo o tempo dedicado a interações sociais (a gente não imaginava como seria hoje com o celular).
A televisão contribuiu para a globalização da cultura, permitindo que programas e conteúdos de diferentes partes do mundo fossem transmitidos e consumidos por aqui e no mundo todo.
3. A Era Digital
Com a chegada da internet (aqui no Brasil em 1995), a comunicação entrou em uma nova era, caracterizada pela instantaneidade e pela interatividade. A era digital trouxe uma série de ferramentas e plataformas que mudaram drasticamente a maneira como nos comunicamos.
As plataformas sociais revolucionaram a comunicação, transformando a maneira como as pessoas se conectam, compartilham informações e interagem umas com as outras com acesso imediato a uma vasta quantidade de informações. Notícias, atualizações e eventos são compartilhados em tempo real, permitindo que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo ao redor do mundo de maneira rápida.
As plataformas sociais democratizaram a criação de conteúdo. Qualquer pessoa com um smartphone pode criar e compartilhar fotos, vídeos, textos e transmissões ao vivo. Isso levou a uma explosão de conteúdo gerado por usuários e a uma diversidade de opções.
A era digital democratizou a criação e o compartilhamento de conteúdo, facilitaram a conexão global e amplificaram vozes anteriormente marginalizadas. Mas, essa transformação também trouxe desafios significativos em termos de privacidade, segurança e a propagação de desinformação (Fake News)
4. Inteligência Artificial e Realidade Virtual
O futuro da comunicação está sendo moldado por tecnologias que podem assustar, como a inteligência artificial (IA) e a realidade virtual (RV). Essas tecnologias prometem transformar ainda mais a forma como interagimos e nos conectamos.
A IA permite a personalização do conteúdo em um nível sem precedentes. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, as plataformas podem analisar dados de usuários para entender suas preferências, comportamentos e interesses. Isso permite a entrega de conteúdo altamente relevante e personalizado, melhorando a experiência do usuário.
Chatbots, como o desenvolvido pelo Facebook Messenger ou o Google Assistant, podem responder a perguntas frequentes, resolver problemas simples e encaminhar consultas mais complexas para atendentes humanos. Algué aí acabou de pensar em "desemprego"?
A IA melhorou significativamente a qualidade das interações de voz e texto. Assistentes virtuais, como Siri e Alexa, utilizam IA para entender e responder a comandos de voz com precisão.
Ferramentas de tradução, como o Google Translate, usam IA para fornecer traduções em tempo real, facilitando a comunicação entre pessoas de diferentes idiomas.
Enfim ...
A comunicação é uma área em constante mudança, impulsionada por inovações tecnológicas e mudanças sociais. Entender essas transformações é essencial para se adaptar e prosperar no mundo moderno.. Sim é difícil acompanhar as mudanças, mas é preciso para não perder nada. À medida que avançamos, é importante continuar explorando e adotando novas ferramentas e métodos de comunicação para garantir que continuemos conectados e informados. Só nos resta esperar.

Hozzászólások