Reportagem de TV

Curso livre | Ganhe também nosso curso online Redação & Escrita

Duração: 4 meses

Dias: aguarde

Hora: aguarde
Matrícula: R$ 50,00
Mensalidade: 4 parcelas de R$ 380,00
Prático: Sim

As vagas nos veículos tradicionais como televisão têm encolhido nos últimos tempos, mas a geração de conteúdo digital para a internet tem aberto novas possibilidades, inclusive para empreendedorismo.


O desafio é o aluno / profissional inventar seu espaço e apostar em seu lado multimídia e empreendedor. Não vai mais haver emprego nos moldes anteriores. A terceirização é uma prova disso. 

Para estar no meio digital é preciso ter conhecimento das ferramentas multimídias que se transformam rapidamente. Para que o profissional entenda essa nova ação: produzir, disponibilizar e monetizar. Não esqueça das possibilidades de atuar remotamente em outros estados.

 

As oportunidades agora estão em portais, assessorias de comunicação, TVs por assinatura, produtoras de conteúdo audiovisual, comunicação corporativa e sites de empresas, freelancer (autônomo) #vempraer

O mercado espera você completo e não pela metade.

EMENTA

Conceito básico de reportagem de tv – informação + imagem 

O que é o texto de tv – quais são os desafios que ele traz, qual é a linguagem a ser utilizada, como transitar pelos diferentes estilos de escrita, quais são os termos a serem utilizados e o que devemos evitar.

Quando e onde encaixar as sonoras do vt. A necessidade da ordem direta. Quais os tempos verbais que se encaixam melhor. Quando usar demonstrativos.

Estrutura básica da reportagem – como expor as informações de maneira clara e apropriada dentro do texto. Técnica da pirâmide invertida. Construção do texto de matérias especiais / analíticas. como sintetizar temas complexos numa reportagem de 1 minuto. como ser conciso. Como dar devidas indicações técnicas para a edição no roteiro de reportagem.

Postura do repórter durante a passagem – como se portar, como se vestir, o que “pega bem” e o que “pega mal”

Como fazer plano sequência, tão temido por alguns jornalistas

Desafios do ao vivo 
Técnicas de improviso

Locução e narração do off – ênfase nas palavras chave. Valorização de informações

Diferentes interpretações na expressão e na voz de acordo com o tom da matéria

O olhar para a câmera – como não se sentir intimidado por ela

Posicionamento diante da câmera – como trabalhar com o chamado “eixo invisível”

Matéria local / matéria de rede – quais são as diferenças essenciais e como fazê-las da maneira correta

Edição de texto/vt – como editar a matéria tendo sempre em mente o casamento perfeito de texto com imagem. Que recursos utilizar para valorizar ainda mais o vt. Exibiremos matérias que já foram veiculadas na mídia para exemplificar.

Nossos cursos livres ou workshops permitem integrar a Educação Profissional em modalidade de educação não formal que permite a reprofissionalização, qualificação e atualização para o mercado de trabalho.
O curso classificado como Livre  é oferecido pela Escola de Rádio TV e Web com base legal no Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.
A Escola de Rádio TV e Web têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

© 1994 - 2019

marca_roxa_semfundo.png