O mercado de eSports no Brasil foi tema de um relatório apresentado na 10ª Pesquisa Game Brasil 2023, neste domingo, 2, no Big Festival, em São Paulo. O estudo mostrou que os esportes eletrônicos são cada vez mais conhecidos e praticados pelos gamers brasileiros, que também consomem conteúdo sobre a modalidade em diversas plataformas e formatos.
Caso tenha interesse em fazer o curso de narração esportiva para eSports preencha a ficha de inscrição: AQUI
A pesquisa revelou que 82,9% dos gamers no Brasil sabem o que são eSports, um aumento de 1,7% em relação a 2022. Além disso, 48,8% deles jogam algum tipo de esporte eletrônico, um número estável comparado ao ano anterior. Outro dado interessante é que 63,8% dos gamers brasileiros assistem ou acompanham eSports, sendo que a maioria (39,2%) dedica de uma a três horas por semana para isso.
O relatório também apontou quais são as plataformas, os formatos e os gêneros preferidos dos gamers brasileiros quando se trata de eSports. Os canais especializados são a principal fonte de informação (74,6%), seguidos pelos canais de times e atletas (36,8%) e celebridades de eSports (36,1%). O Casimiro é a personalidade mais seguida por 22,5% dos entrevistados.
Os gamers brasileiros gostam de assistir partidas online ao vivo ou gravadas (79,7%), ler notícias online (61,8%) e ir a eventos presenciais (50,2%). O YouTube é a plataforma mais usada para isso (72,5%), depois vem o SporTV (40,2%) e o Instagram (38,9%).
Os jogos de futebol são os favoritos dos gamers brasileiros (81,4%), tanto para jogar quanto para assistir. Em seguida vêm os jogos de Battle Royale (69,6%) e de luta (61,3%). Entre os títulos mais populares estão: CS:GO (94%), Fortnite (91%), Free Fire (90,9%), Call of Duty (90,6%) e League of Legends (90,1%).
A pesquisa também mostrou que 27,9% dos gamers brasileiros já ganharam dinheiro com eSports. As formas mais comuns foram: apostas com amigos (14,2%), plataformas de apostas (13,6%), competições amadoras (8,6%) e outros métodos (1,1%). A Betano é a plataforma de apostas mais usada pelos gamers brasileiros (71,1%).
A Pesquisa Game Brasil 2023 foi realizada pela SX Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM. Foram entrevistadas 14.825 pessoas em todo o País, em janeiro deste ano.
Fonte: Meio & Mensagem
Comments